Curso Carlos Ribeiro, RJ

Saltar para o menu Saltar para o conteúdo

Curso Scrum

Logo do cursoObjetivo: Apresentar os fundamentos da metodologia ágil e os personagens, fluxos, artefatos e reuniões do framework Scrum.

Winston W. Royce apresentou o método de desenvolvimento de software "Cascata" em um artigo no IEEE WestCom em 1970. Royce não utilizou o termo "Cascata", mas descreveu um processo sequencial onde cada fase é concluída antes do início da próxima. O que você não deve saber é que Royce apresentou este modelo como um exemplo de metodologia para desenvolvimento de software a não ser seguido!

O desenvolvimento de software é um processo com alta subjetividade que exige constante adequação às mudanças muitas vezes em função da má compreensão de requisitos. Por isso, ele deve ser tratado diferentemente dos processos das demais engenharias (civil, elétrica, etc.).

Com base nesta necessidade, surgiu em 2001 a "Aliança Ágil" com o propósito de definir melhores direcionamentos para as metodologias de desenvolvimento de software. Um dos produtos desta aliança é o framework Scrum, que busca, com foco na equipe de trabalho, entregar produtos de qualidade que atendam o cliente em termos de funcionalidade e tempo.

Fazer pré-inscrição neste curso

  • Carga horária: 15h (5 aulas de 3 horas)

Programa do Curso Scrum

Parte 1. Introdução a agilidade (aula 1)

  • Apresenta a origem do conceito agilidade e os ganhos de sua aplicação.

Parte 2. Scrum (aulas 2, 3 e 4)

  • Apresenta o Scrum, seus papéis, artefatos e reuniões.

Parte 3. Práticas de apoio (aula 5)

  • Apresenta práticas do dia-a-dia que auxiliam na implantação e uso do Scrum.